top of page

HISTÓRIA

O método Pilates foi idealizado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) durante a Primeira Guerra Mundial. Joseph era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimento durante toda sua vida.



Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração. Pilates tornou-se então enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com os exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiram a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918.



Em 1926 Pilates emigrou para os Estados Unidos e fundou um studio na cidade de Nova Iorque, denominando seu método como ''Contrologia".

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967, aos 87 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar uma grande variedade de patologias.



O método não é nem moderno nem revolucionário ou novo. Suas origens remontam aos primeiros anos do século passado. Há 10 anos, começou a se espalhar nos EUA e Oceania e depois se espalhou pelo mundo e hoje possui grandes adeptos como atletas e estrelas de Hollywood, entre os quais podemos citar Jodie Foster,  Madonna, Julia Roberts, Brad Pitt, Gisele Bündchen, Michael Jordan, David Beckham, Puyol (jogador do Barcelona), Ísis Valverde, Reynaldo Gianecchini, Deborah Secco.

bottom of page